Portugus BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Comitê Guandu/RJ e CEDAE apresentam projetos e editais para esgotamento de municí­pios da bacia do Guandu


Foto: Luiz Galerani
O evento aconteceu na sede da CEDAE, no Rio de Janeiro, e contou com a presença de cerca de 150 pessoas

O Comitê Guandu/RJ e a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE) realizaram na última quinta-feira, 11 de janeiro, a cerimônia de entrega dos projetos de esgotamento sanitário para oito municípios e de lançamento de editais para a elaboração dos projetos para outros seis da Região Hidrográfica II (RH II) - Guandu.

Os projetos de esgotamento sanitário foram desenvolvidos de forma descentralizada por meio de Termos de Cooperação Técnica firmados entre a CEDAE e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com verbas do Comitê Guandu/RJ provenientes da cobrança pelo uso de recursos hídricos, como determina a Lei estadual nº 5.234/2008, para os municípios da RH II. Oito municípios receberam os projetos finalizados - Paracambi, Queimados, Nova Iguaçu, Barra do Piraí, Piraí, Seropédica, Itaguaí e Miguel Pereira - e agora podem participar de outros programas de financiamento que contemplem a execução dos projetos com a realização das obras.

Na ocasião, também foram lançados os editais que permitirão contemplar o desenvolvimento, em até 360 dias, dos projetos para os seis demais municípios da região - Mangaratiba, Rio Claro, Japeri, Vassouras, Engenheiro Paulo de Frontin e Mendes.

Além de aumentar a qualidade de vida atual e futura dos habitantes da região, a execução dos projetos diminuirá a carga poluidora lançada nos corpos hídricos afluentes à captação da maior estação de tratamento de água do mundo, que abastece a região metropolitana do Rio de Janeiro.

17/01/2018
COMUNICAÇÂO AGEVAP
Telefone: (24) 3355-8389
E-mail: comunicacao@agevap.org.br


Outras Notícias

Mais Notícias »