Portugus BR Deutsch English Espanhol
Notícias

VI ECOB RJ acontece em Maricá


Foto: Prefeitura de Maricá
Cidade de Maricá sediará o Vl ECOB

Em sua sexta edição, o ECOB RJ – Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro, será realizado neste mês em Maricá.

Com o tema Sustentabilidade do Sistema de Gestão de Recursos Hídricos o evento, que acontece nos dias 16 e 17, tem como alguns de seus objetivos promover a integração entre os nove Comitês de Bacia Hidrográfica do Estado do Rio de Janeiro e fomentar o debate sobre temas para a gestão compartilhada, integrada e sistêmica das águas.

O VI ECOB é realizado pelo Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH) e o Comitê de Bacia Hidrográfica Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, em parceria com os Comitês de Bacia do Estado do Rio de Janeiro e organização da Associação de Pró Gestão das Águas da Bacia Hidrográficas do Paraíba do Sul (AGEVAP). O encontro acontece no Cine Teatro Municipal Henfil e terá em sua programação rodada de debates e a Assembleia Geral do Fórum Fluminense de Comitês de Bacia Hidrográficas.

O presidente da FFCBH, João Gomes Siqueira, falou sobre a importância do ECOB. Grande oportunidade dos Comitês de Bacia do Estado do Rio mostrarem seus problemas, seus projetos e demandas além de fazer as articulações entre as entidades municipais, estaduais federais e também entre os três segmentos que representam a sociedade.

Ele ressaltou ainda que se trata do maior evento no plano dos Comitês de Bacia do Estado do Rio de Janeiro, e que é uma oportunidade para toda população: “é um momento de perfeita confraternização de pessoas, municípios e de comitês, pois os municípios estão diretamente envolvidos, as pessoas deverão estar comprometidas em participar e crescer e os órgãos gestores estarão presentes fazendo a prestação de contas e ouvindo a sociedade pela qual devem lutar e atender”.

A expectativa de público é de cerca de 250 pessoas, entre representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Secretaria do Estado do Ambiente (SEA), Ministério Público Eleitoral (MPE), diretores presidentes dos nove CBHs Fluminenses, Diretoria do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERHI), gestores públicos (federais, estaduais e municipais), empresas de saneamento, universidades, instituições da sociedade civil e interessados pelo tema.

O encontro visa também promover um espaço para a divulgação de programas e planos de ações em andamento, ser um veículo propulsor à preparação dos Comitês de Bacias Hidrográficas Fluminenses para o ENCOB, que acontece em agosto em Florianópolis – SC, e promover a manutenção de avanços de diálogos para a qualificação e efetividade da gestão das águas do Estado do Rio de Janeiro.

O evento é aberto a todos interessados e as inscrições podem ser feitas através do site forumfluminensecbh.eco.br até o dia 14 de maio.

SERVIÇO:
Evento: IV Encontro Estadual de Bacias Hidrográficas
Data: 16 e 17 de maio de 2018
Local: Cine Teatro Municipal Henfil, situado à Rua Alferes Gomes nº 390 – Bairro Eldorado

08/05/2018
COMUNICAÇÂO AGEVAP
Telefone: (24) 3355-8389
E-mail: comunicacao@agevap.org.br

Outras Notícias

Mais Notícias »