Portugus BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Uso do plástico é tema no Dia Mundial do Meio Ambiente


Foto: Freepik
As garrafas plásticas demoram cerca 450 anos para se decompor, segundo a ONU.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado todos os anos no dia 5 de junho desde 1972, em homenagem à Conferência de Estocolmo. Anualmente, a Organização das Nações Unidas (ONU) escolhe um assunto relacionado às questões mais urgentes na atualidade e este ano o tema é Beat Plastic Pollution (Combater a Poluição Plástica). A campanha convida as pessoas a agirem individual ou coletivamente para combater a poluição plástica.

A poluição causada pelo descarte de objetos plásticos é um dos grandes desafios de hoje. De acordo com a ONU, são necessários pelo menos 450 anos para que uma garrafa de plástico se decomponha e desapareça do meio ambiente.

Cerca de 1 milhão de garrafas são compradas em todo o mundo a cada minuto. Todos os anos são usadas até 500 bilhões de sacolas plásticas descartáveis. Nos últimos dez anos foram produzidos mais plásticos do que em todo o século passado. Todos os anos, são utilizados 17 milhões de barris de petróleo para produzir garrafas plásticas. No total, metade do plástico que utilizado é de uso único.

Levando-se em conta que a taxa média global de reciclagem desses produtos é de 25%, isso significa um volume enorme de lixo plástico descartado nos oceanos. Estima-se que pelo menos 8 milhões de toneladas de lixo plástico vão parar nos mares anualmente, onde sufocam os recifes de corais e ameaçam a fauna marinha vulnerável.

Para ajudar a combater a poluição, são exemplos práticos como parar de usar canudinhos e talheres de plástico, levar sua própria caneca para o trabalho e pressionar as autoridades locais para melhorar a maneira como administram o lixo da cidade. Além disso, utilizar sacolas de tecido ao fazer as compras e recolher lixo plástico em praias, florestas e cachoeiras que visitar, entre outras iniciativas.

05/06/2018
COMUNICAÇÂO AGEVAP
Telefone: (24) 3355-8389
E-mail: comunicacao@agevap.org.br

Outras Notícias

Mais Notícias »