Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

AGEVAP tem representante em mesa redonda no Dia do Meio Ambiente


Foto: Raíssa Galdino
Da esquerda para direita: Wilson Moura (Amar), Marina Assis (AGEVAP), Vera Lúcia Teixeira (CEIVAP e CBHMPS) e Luis Felipe César (ONG Crescente Fértil).

Foi realizado, no último dia 5 de junho, uma programação para comemorar a Semana do Meio Ambiente em Resende/RJ. As atividades ocorreram no período da manhã, no bairro Campos Elíseos, e no período da noite no Parque das Ãguas. O evento promoveu a mobilização social em prol da preservação do rio Paraíba do Sul e a conscientização diante das causas ambientais que envolvem a região.

Organizado todos os anos pela Agência de Meio Ambiente de Resende (Amar), o tema desta edição foi “Investir no meio ambiente é garantir qualidade de vida a todosâ€. O presidente da Amar, Wilson Moura, falou sobre a atual situação do saneamento no munícipio, alertou a população sobre a conscientização dos recursos d’água sobre questões da seca e abastecimento de água e lançamento de poluentes nos mananciais. Encerrando a programação, no período da noite, houve uma mesa redonda onde a especialista em Recursos Hídricos, Marina Assis, representou a Associação Pró-Gestão das Ãguas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba (AGEVAP). O debate foi sobre “Gestão Integrada de Ãgua: Avanços e Desafiosâ€.

A especialista falou sobre a AGEVAP e o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) e apresentou os projetos que estão em andamento, como Educação Ambiental, Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). Segundo ela, o principal assunto debatido durante o evento foi os desafios da gestão da água.

Na mesa também estavam presentes Vera Lúcia Teixeira, representando o CEIVAP e o Comitê Médio Paraíba do Sul, e Luis Felipe Cesar, da ONG Crescente Fértil, de Resende. A conversa, moderada por Wilson Moura abordou questões referentes ao nível dos reservatórios da bacia do Paraíba do Sul e como isso afeta a região Sul Fluminense, esgotamento sanitário, lançamento de resíduos no rio, ocupação irregular das margens, entre outros assuntos.

07/06/2018
COMUNICAÇÂO AGEVAP
Telefone: (24) 3355-8389
E-mail: comunicacao@agevap.org.br

Outras Notícias

Mais Notícias »