Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Parque Nacional do Itatiaia terá serviços de apoio à visitação


Foto: Pixabay
O Parque Nacional do Itatiaia fica localizado na estrada do Parque Nacional, Km 8,5, Itatiaia/RJ

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) selecionou sete unidades de conservação que terão serviços de apoio à visitação. Entre elas, está o Parque Nacional do Itatiaia, localizado no município de Itatiaia/RJ. O edital para essa região está aberto para consulta pública até o dia 10 de agosto.

O programa de concessão tem como objetivo possibilitar que todo cidadão conheça e desfrute de experiências marcantes de lazer e recreação, além de se comprometer com a conservação do patrimônio natural brasileiro. Por isso, as atividades nessas áreas devem seguir regras claras e controladas de acesso e uso, a fim de preservar a biodiversidade e conservar os processos ecológicos que estruturam as paisagens.

Para este ano, está previsto ainda a elaboração de editais de concessão ao uso público para onze unidades de conservação federais. A produção desses editais conta com uma etapa de consulta pública, onde os documentos preliminares "Projeto Básico de Concessão" e "Estudo de Viabilidade Econômica e Financeira" são apresentados à sociedade e aos parceiros interessados para serem analisados e submetidos às considerações e contribuições.

As unidades de conservação (Pau Brasil/BA, Chapada dos Veadeiros/GO, Parque Nacional de Itatiaia/RJ, Parque Nacional do Caparaó/MG, Parque Nacional da Serra da Bodoquena/MS, Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses/MA e Parque Nacional de Jericoacoara/CE) terão editais para concessão de serviços como: transporte interno, alimentação, hospedagem, atividades de aventura, venda de produtos com a marca da unidade, estacionamento, entre outros.

O Parque Nacional do Itatiaia foi o primeiro parque nacional do Brasil, criado em junho de 1937. Situado na Serra da Mantiqueira, a Unidade está localizada entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, próximo à Rodovia Presidente Dutra, tendo como polo econômico mais próximo a cidade de Resende. Apresenta um relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas, com altitude variando de 600 a 2.791 m, no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras.

Fonte: ICMBio

08/08/2018
COMUNICAÇÃO AGEVAP
Telefone: (24) 3355-8389
E-mail: comunicacao@agevap.org.br

Outras Notícias

Mais Notícias »