Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Minicursos, visitas técnicas e mesas de debate agitam programação do ECOB



As mesas de debate foram o foco da programação desta terça-feira no VII ECOB, Encontro Estadual de Comitês de Bacias do Estado do Rio de Janeiro. O dia começou com a discussão sobre o tema principal do evento, o enquadramento de corpos hídricos, uma das ferramentas de gestão dos comitês. Os participantes lotaram o auditório da Universidade Estácio de Sá para conferir a mesa de debates. O formato favoreceu a participação ostensiva do público que fez perguntas aos especialistas representantes da Agência Nacional de Ãguas (ANA), Instituto Estadual do Ambiente (Inea),

Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Comitês de Bacias, Agevap e Universidades Federais. Houve um momento em que um grupo de mulheres se reuniu para apresentar propostas para constar na Carta de Teresópolis, documento oficial produzido pelo Fórum Fluminense. A Carta tem como finalidade definir os encaminhamentos de ações e projetos para o próximo ano no que diz respeito ao gerenciamento de recursos hídricos no estado do Rio de Janeiro com a participação de todos os atores do sistema.

Simultaneamente às discussões sobre Enquadramento que ocorriam durante todo o dia no auditório, uma outra sala sediou um Painel de Debates em que especialistas discutiram pela manhã a recuperação e proteção de mananciais e à tarde a elaboração dos planos de recursos hídricos. Com um formato mais informal, o público fez perguntas e expôs diferentes opiniões. Além disso, nos intervalos, todos tiveram a oportunidade de visitar uma exposição de artesanato organizada especialmente para o evento.

No dia anterior, pela manhã, foram realizados ainda sete minicursos com temas relacionados ao meio ambiente, agricultura e ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. À tarde, os participantes se dividiram entre diferentes locais para realizar visitas técnicas a áreas ambientais e empresas de Teresópolis que investem em sustentabilidade. O VII ECOB se encerra nesta quarta-feira, dia 12.

Outras Notícias

Mais Notícias »