Portugus BR Deutsch English Espanhol
Notícias

CEIVAP divulga resultado final do PROTRATAR II



Foi publicado o resultado final do edital do Programa de Tratamento de Águas Residuárias (PROTRATAR CEIVAP II). Criado em 2017, Programa prevê o aporte de recursos ou financiamento para a implantação/ampliação de sistemas públicos de esgotamento sanitário nos municípios da área de abrangência da bacia. O Programa, que já aportou cerca de R$ 19 milhões eu seu primeiro edital, vai disponibilizar mais de R$ 20 milhões para as obras nos municípios de Jacareí/SP, Piraí/RJ e Santa Maria Madalena/RJ.

Em sua segunda edição, o PROTRATAR trouxe como novidade o aspecto da sustentabilidade nos projetos, que contempla o reuso do efluente tratado e a cogeração/eficiência energética do sistema, visando reduzir os custos operacionais das obras e tornar as instalações autossustentáveis em relação ao consumo de energia elétrica.

O CEIVAP vem ao longo dos anos, integrando esforços com os municípios e outros Comitês de Bacia, para contribuir com o processo de universalização do saneamento na bacia do Paraíba do Sul. Em seu último Plano de Aplicação Plurianual (PAP), que contempla as ações na bacia entre os anos de 2017 a 2020, o CEIVAP previu investimentos de cerca de 62,8 milhões em projetos na área de saneamento básico, visando à recuperação da qualidade ambiental dos mananciais.

Acesse aqui o resultado final e outras informações.
Fonte: adaptado de CEIVAP.

Comunicação AGEVAP
comunicacao@agevap.org.br
estag01.comunicacao@agevap.org.br

Outras Notícias

Mais Notícias »