Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Cerimônia marca início das atividades de recuperação de manancial na Região do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana



A microbacia do Baixo curso do Rio Preto, em Campos dos Goytacazes, recebeu no último dia 26, a primeira visita técnica do Programa Mananciais, do CEIVAP, o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. Antes da visita às propriedades rurais houve uma cerimônia oficial de lançamento do Programa no auditório do Sindicato Rural de Campos dos Goytacazes. Após a cerimônia oficial, representantes das entidades envolvidas foram conhecer o local que receberá as intervenções (obras e serviços) inerentes ao Programa.

O evento de lançamento do programa Mananciais ocorreu através de parceria entre o CEIVAP com o Comitê de Bacia Hidrográfica Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana (CBH-BPSI) e a AGEVAP, sua secretaria-executiva, além da Emater-Rio, Empresa Ãgua e Solo, Sindicato Rural e Secretaria Municipal de Agricultura de Campos dos Goytacazes. Na ocasião, representantes das entidades envolvidas no projeto, reforçaram a parceria e o compromisso na recuperação do manancial.

A escolha da microbacia do Baixo Curso do Rio Preto obedece a uma série de critérios de seleção e priorização de áreas para o Programa Mananciais do CEIVAP desenvolvidos pela Secretaria do Programa Mananciais. A escolha corrobora com as informações de diagnóstico constantes no Plano de Recursos Hídricos do CBH-BPSI, na Nota Técnica GERGET/DIRBAPE/INEA N°02/2021 e do Atlas dos Mananciais de Abastecimento Público do Estado do Rio de Janeiro. A indicação desta microbacia para receber as intervenções do Programa foi oficializada via Resolução Ad Referendum CBH-BPSI nº 44, de 26 de julho de 2021.

A visita realizada no dia 26 teve como objetivo fazer um reconhecimento da região, com diagnóstico ambiental e definição de ações pontuais, além de manter contato com lideranças locais. Esta fase antecede a elaboração do Projeto Participativo de Incremento de Serviços Ambientais na Microbacia Alvo (PRISMA), que irá consolidar o diagnóstico ambiental e a priorização das intervenções necessárias no local. O Programa Mananciais vai destinar cerca de R$55 milhões para a realização das intervenções em todas as microbacias alvo ao longo de 15 anos.

O CBH-BPSI, conforme Resolução CBH-BPSI Nº. 039/2021 destinou aproximadamente R$ 92 mil como contrapartida, provenientes da cobrança pelo uso da água, para a realização desse ciclo do Programa. São previstas várias intervenções em benefício da população, como de saneamento e estradas rurais, reflorestamento e monitoramento da água. A empresa Ãgua e Solo será a responsável por executar as obras e serviços que serão demandados.

Sobre o Programa Mananciais
O Programa visa a restauração dos mananciais a fim de preservar e melhorar as águas do rio Paraíba do Sul e seus afluentes. Os mananciais são fontes de água de suma importância para a sobrevivência das comunidades onde se encontram. Com a realização do Programa Mananciais, além dos moradores da comunidade que utilizam a microbacia, todo o ambiente será beneficiado com a melhoria da qualidade e quantidade da água.

Fonte: https://www.cbhbaixoparaiba.org.br/noticias.php?id=260

Outras Notícias

Mais Notícias »