Portugus BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Chuvas aumentam os níveis dos reservatórios



Comitê Guandu mantem plataforma online com dados públicos dos níveis dos reservatórios da água que abastece a Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Os reservatórios de água equivalentes do estado do RJ registram maior nível dos últimos sete meses. De acordo com informações disponíveis no SIGA Guandu http://www.sigaguandu.org.br/siga-guandu/salaDeSituacao, o Sistema de Informações Geoambientais do Comitê Guandu, o reservatório equivalente, que calcula o nível considerando os reservatórios e usinas de bombeamento, o nível é de 78,41%, o maior desde 22 de junho de 2023. Na mesma data da última aferição (22 de janeiro), em 2015, ano da crise hídrica do estado, o reservatório equivalente registrava incríveis 0.91%.

Para se ter uma ideia dos quantidade água, no dia 19 de janeiro, segundo os dados da plataforma, a Elevatória de Santa Cecília, no Rio Paraíba do Sul, chegou a ter uma vazão afluente de 685 m³/s, ou seja, estava recebendo o equivalente a 685 mil caixas dágua de mil litros por segundo.

Apesar de alívio para os sistemas de abastecimento e geração de energia, a quantidade de água deixa em alerta os municípios, devido ao alto risco de enchentes, principalmente nos bairros ribeirinhos.

O projeto SIGA Guandu, plataforma mantida pelo Comitê Guandu, é o Sistema de Informações Geográficas e Geoambientais das Bacias Hidrográficas dos Rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim, tem como objetivo principal auxiliar a tomada de decisão no processo de gestão das Bacias Hidrográficas dos Rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim, através de um conjunto de soluções que subsidiem o monitoramento e acompanhamento dos dados das estações hidrológicas e meteorológicas, facilitem a criação e atualização de dados sobre as Bacias Hidrográficas dos Rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim e, também, possibilite a divulgação de informações sobre a situação qualitativa e quantitativa dos recursos hídricos.

Fonte: GUANDU

Outras Notícias

Mais Notícias »