NOTÍCIAS

11-08-2025

PAF avança para nova fase do programa com 125 propriedades habilitadas

Noticia

No dia 08 de agosto, o Programa Produtores de Água e Floresta (PAF) divulgou o resultado final do edital de seleção pública. Ao todo, 125 propriedades foram habilitadas para participar desta nova fase, fortalecendo o compromisso com a recuperação florestal e a proteção das águas da Região Hidrográfica II.

Com essa conquista, o PAF segue avançando em sua mobilização junto aos proprietários rurais da região abrangida. E ainda há muito mais para comemorar!

A iniciativa, promovida pelo Comitê Guandu e realizada pela AGEVAP com recursos da cobrança pelo uso da água, vem desde o início do ano ampliando sua mobilização junto aos proprietários rurais. O processo envolveu uma série de etapas que garantiram o envolvimento das comunidades locais e o apoio de instituições públicas e privadas.

Entre os destaques das atividades já realizadas, até o momento, estão:

● A mobilização inicial foi de 140 propriedades (sendo 135 pela equipe do programa e 5 pelos próprios proponentes), com 125 propriedades habilitadas;

● Atendimentos individualizados, visitas de campo, reuniões com secretarias municipais, e ações coletivas como encontros do Café com Prosa e a Capacitação do CAR;

● O levantamento de quase 3 mil hectares em pré-projeto, com identificação de nascentes, áreas de conservação e possibilidades de práticas produtivas sustentáveis, destacando que, todas as modalidades atingiram as metas estipuladas em hectares para o ciclo atual do PAF.

● O acompanhamento técnico para regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) de diversas propriedades;

A comunicação do programa contou com carro de som, faixas, convites, envio de materiais informativos, além das visitas de campo e dos Cafés com Prosa. Além disso, a atuação próxima da equipe técnica, a presença em feiras e eventos e o apoio das prefeituras e secretarias municipais contribuíram diretamente para o resultado positivo das inscrições.

O processo de inscrição e habilitação das propriedades enfrentou desafios, como prazos curtos e exigências documentais complexas, mas os resultados mostram o engajamento dos produtores e a importância do apoio direto da equipe técnica para tornar a inscrição mais acessível.

Com a finalização da fase de seleção, o programa entra agora no momento de formulação e assinatura dos ajustes de PSA, que vão garantir os pagamentos aos proprietários que se comprometerem com a conservação florestal, restauração de áreas degradadas ou práticas de conversão produtiva.

O Programa Produtores de Água e Floresta é financiado com recursos da cobrança pelo uso da água na Bacia do Guandu e busca incentivar a adoção de práticas que conservem as florestas, protejam as nascentes e restaurem áreas degradadas.

O PAF reforça, assim, sua atuação como fortalecedor de políticas públicas de valorização do meio rural, proteção das águas e enfrentamento às mudanças climáticas, promovendo desenvolvimento, justiça ambiental e construção de um futuro com mais floresta em pé e água para todos!

Confira o Resultado Final do novo edital do PAF no site da AGEVAP através do link
https://www.agevap.org.br/edital-001-2025.
Voltar ao topo

VOLTAR PARA O TOPO